sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sadness and emptiness


A vida pode estar complicada, até pode parecer que não existem grandes soluções, até pode parecer que estamos num buraco escuro e que sufocamos a cada tentativa de inspirar, que não há para onde ir, que não há para onde fugir, que estamos obrigados a viver tamanha dor, tamanha perda, tamanha frustração, tamanho vazio.

Se a vida para alguns parece ter deixado de fazer sentido, onde a solidão, a tristeza e o desamparo já são partes integrantes dos seus corpos, das suas mentes e dos seus, já gastos corações, há que reparar a tempo nestes nossos familiares, amigos, conhecidos e até desconhecidos e com uma palavra amiga, uma palavra de Ser Humano, chamar por eles a tempo de evitar uma tragédia.

Se falarmos com psiquiatras, psicólogos ou outros terapeutas do âmbito da psique e das emoções, ficamos a saber que mais de metade da população têm doenças ao nível da mente e do emocional. Se não forem tratadas a tempo, são como um cancro que se espalha por todo o nosso organismo, levando muitas vezes a fazermos más escolhas, decisões dependentes dos nossos estados de espírito, já tão mitigados pelo sofrimento.

É tão triste saber que gente nova ou mais velha, pessoas que eram filhos de alguém, pais de alguém, irmãos de alguém, amigos de alguém, decidiram desistir de uma vida, que a cada segundo poderia mudar.

A cada segundo, mesmo quando tudo está mal, temos a capacidade de mudar o rumo do nosso destino, ás vezes vamos precisar de ajuda, seja de uma terapia, seja até dos famosos fármacos, seja por termos o ombro amigo de um filho que nos ouve, de um amigo que nos abraça ou até de um desconhecido que estende o braço e dá-nos a mão, para nos erguermos.

"Não desistir" são as palavras que devemos manter, mas também as que significam "lutar por nós mesmos, pela nossa felicidade, voltar a ter objectivos, trazer de volta o nosso sorriso, reaprender a viver momento a momento sem ansiedade, sem confusão".

Manter a simplicidade e a vontade pura de viver.
Todos temos problemas, todos temos algo para aprender, algo para superar. Não desistir e traçar um objectivo sincero para o nosso caminho, é um ponto importante quando lutamos pela nossa felicidade.

Perder um amigo, um familiar, ou ficar a saber daquela pessoa que já não vemos há imenso tempo, mas que fez parte da nossa infância, pessoas que de alguma maneira fazem ou fizeram parte da nossa história, que decidiram em consciência ou não, de irem embora, faz-nos pensar ainda mais no significado da nossa vida. O que é que andamos aqui a fazer? Estamos a criar um presente com significado? Estamos a criar um passado que honra a nossa essência?

Hoje acima de tudo, irei pisar o meu mat, praticar o meu Yoga com tamanha devoção pela minha vida, em honra aos que aqui estão e aos que já foram. Coragem, para todos os que perderam alguém, coragem, para todos os que continuam a lutar pelo seu próprio sorriso.

Sem comentários: