quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Perfil do Aluno - Margarida Fonseca


Nome
Margarida Fonseca
Idade
53 anos
Profissão
Psicóloga; Consulta de Comunicação
Quais as razões que a motivaram a procurar o Yoga e quando e onde o descobriu?
Uma amiga levou-me a experimentar uma aula de Yoga há uns anos. Confesso que fui muito desconfiada, convencida que era só uma experiência. E foi! Uma experiência que mudou a minha vida.

De acordo com o seu background académico e profissional, reconhece que o Yoga contém aspectos que podem ser utilizados como instrumentos para uma terapia eficaz? Se Sim, porquê?
Enquanto psicoterapeuta eu sinto que o Yoga me ajuda a manter uma atitude mais consciente e observadora de mim e do outro. Vários aspectos podem ser utilizados como terapia desde a respiração à concentração. Mas a melhor terapia é a própria prática de Yoga! Essa eu aconselho sempre porque só a prática nos ensina a "ouvir o corpo" e nos traz alterações de paradigmas, como por exemplo o acreditar que "eu consigo".

Como praticante dedicada há alguns anos, já consegue identificar os seus benefícios na vida quotidiana? Dê-nos alguns exemplos.
O dia começa logo com uma energia diferente! A nível físico consigo manter uma postura mais alinhada e uma consciência do corpo, que se reflecte numa maior capacidade de concentração e foco. A consciência na respiração e os exercícios de pranayama ajudam-se sobretudo no controlo da minha impulsividade e nas situações emocionalmente mais complicadas.
As pessoas conseguem perceber quando eu pratiquei logo de manhã! Nesse dia sou uma pessoa mais tranquila e mais feliz.


Começou por aprender Ashtanga Yoga num ambiente de ginásio e actualmente frequentas as aulas numa escola de Yoga, que diferenças sentiu nestes dois espaços quanto ao ensino e na aprendizagem deste método de Yoga?
A diferença é enorme! Pratiquei vários tipos de Yoga em ginásios e sentia sempre necessidade de complementar com aulas de ginástica mais activas. Até aparecer o Ashtanga Yoga no ginásio. Fiquei rendida ao Ashtanga e à professora Vera! Não era possível evoluir muito nas posturas porque havia sempre muitos iniciantes(...) Numa escola de Yoga, tudo é diferente! Sente-se logo uma energia diferente! Uma professora que nos recebe e está presente de corpo e alma a acompanhar cada aluno na sua prática, com uma dedicação e entrega invulgares.
Na escola conseguimos evoluir mais. Uma maior exigência na correcção de cada asana, permitindo-nos atingir os nossos limites com segurança. Para além disso, a escola dá-nos um sentimento de pertença a um conjunto de pessoas com o mesmo tipo de motivação: Praticar Yoga.
Resumindo: no ginásio fazemos Yoga; na escola vivemos o Yoga!


Quando pensa na sua prática, qual é a primeira palavra que surge na sua mente?
Paz.

Sem comentários: