segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Perfil do Aluno - Carla Moreira


NOME
Carla Moreira
Idade
36 anos
Profissão
Accounting Manager


Após algum tempo a aprenderes Yoga num ambiente de ginásio, que diferenças identificas na tua prática agora que o fazes, num espaço exclusivo para o ensino de Ashtanga Yoga?
Praticar Yoga num ginásio é muito diferente de praticar numa escola. Num ginasio acho que yoga, seja ela qual for, é sempre vista como mais uma actividade fisica que está disponível. Não existem meios que nos permitam ligar directamente com a prática, que nos permitam evoluir, é muito dificil. A entrega é dificil e raras são as vezes onde é possível estabelecer uma ligação, sentir a energia e tirar proveito da prática.
Esta foi uma das razões quando decidi começar a praticar numa escola e há medida que o tempo tem vindo a passar, tenho ainda me apercebido de maiores diferenças, o estabelecer a ligação, quer com a pratica quer com o professor, a entrega total só é possível num espaço como este.
Aí é que iniciamos a verdadeira prática.


Quais as razões que te motivaram e que continuam a inspirar-te a praticares Ashtanga Yoga?
Praticar Ashtanga Yoga para mim, significa estar comigo mesmo, superar-me, o que nem sempre é fácil. É sobretudo sentir e desenvolver um estado de bem-estar e leveza, que acaba por me ajudar em todas as outras partes da minha vida.

Se tivesses de aconselhar um colega de trabalho a praticar este método de Yoga, o que lhe dirias?
É exigente, não é fácil, mas ao fim de cada prática o bem-estar, a calma e a leveza que se sente são muito bons. E de dia para dia vamos conhecendo melhor o nosso corpo, quase como se o conseguíssemos ouvir e sentimo-nos melhor.

Consideras que seria positivo para o seus colaboradores, se a empresa em que trabalhas organiza-se num contexto de team-building, um fim-de-semana de prática de Yoga, um retiro intensivo de Yoga? Achas que os colaboradores sairiam deste evento mais motivados para as suas responsabilidades e deveres profissionais e com vontade de manterem esta prática como ajuda na gestão do stress quotidiano? Se sim, porquê?Acho que uma acção de team building em que uma das actividades seria a pratica de Ashtanga Yoga talvez ajuda-se não só na gestão do stress diário, mas sobretudo acho que podia vir a ajudar a melhorar os níveis de criatividade e de inovação, uma vez que a pratica de Ashtanga liberta a menta e ajuda a focar as energias.
Um dia sem prática de Yoga significa?
Quando não pratico o meu corpo sente, mas é sobretudo a minha mente que mais sente a falta.

E um dia com prática de Yoga, que significado tem?
Um dia mais leve, tranquilo e com outra disposição.

Quando pensas na tua prática, qual é a primeira palavra que surge na tua mente?
Paz

Sem comentários: