domingo, 20 de março de 2016

YES, THERE IS AN ASHTANGA YOGA TEACHING AND PRACTICE METHODOLOGY

Estava ainda em Portugal, quando recebi um telefonema de uma aluna, queria falar comigo sobre as posturas que estava a fazer. Não entendia porque é que estava "parada" em determinada posição, e porque é que as suas outras amigas já estavam a fazer algumas posturas da Segunda Série. Questionava a sua prática e comparava-se com as amigas, eu lá fui escutando as suas perguntas, enquanto reparava na alegria da Biga a correr de um lado para o outro no campo atrás da nossa casa, feliz na vivência daquele momento, pela liberdade e agilidade do seu corpo, com toda uma energia e vontade em divertir-se apesar da sua já visível caminhada para uma vida em idade sénior. Afastei a minha atenção da Biga, e procurei explicar ao máximo a metodologia de ensino e prática do Ashtanga Yoga, segundo a tradição que sigo, a de Shri K. Pattabhi Jois e de Sharath Jois.
Esta prática acenta num ensino pessoal e individual, porque cada aluno tem condições e necessidades distintas, níveis de aprendizagem diferentes,  todos temos corpos, mentes e histórias de vida que por vezes até podem ter aspectos semelhantes, mas que na realidade nunca são iguais. Todos começamos por aprender a Primeira Série do Ashtanga Yoga, a chamada YOGA CHIKITSA, ou Yoga terapia, que tem como objectivo uma profunda desintoxicação do corpo. A aprendizagem consiste que a postura anterior irá preparar a próxima. O aluno recebe um conjunto de posturas para estabelecer a conexão entre respiração/ movimento, para melhorar e memorizar. Muitas vezes, o aluno fica "parado" na mesma postura por algum tempo, até que esta seja entendida, compreendida e melhor executada. O estar "parado" não significa estar bloqueado na prática, pelo contrário, a repetição das sequências é uma das características do Ashtanga, repetimos as posturas dia após dia, para superarmos dificuldades, bloqueios físicos, mentais, emocionais, energéticos, limpando o corpo e focando a mente para uma prática cada vez mais meditativa. Eis o porquê da repetição, que a prática seja uma meditação em movimento!

Quando estamos "parados" em determinada postura, há uma enorme tendência a sentirmos frustração e outras emoções fortes, a mente dispersa, e iniciamos um diálogo interno nada positivo. O GURUJI afirmava que pela prática constante de Ashtanga Yoga que conseguiríamos limpar o nosso corpo dos 6 inimigos do coração, ..." A vital aspect of internal purification that Pattabhi Jois teaches relates to the six poisons that surround the spiritual heart. (...) six poisons: kama, krodha, moha, lobha, matsarya, and mada. These are desire, anger, delusion, greed, envy and sloth. When yoga practice is sustained with great diligence and dedication over a long period of time, the heat generated from it burns away these poisons, and the light of our inner nature shines forth. " (retirado de www.kpjayi.org). Há quem chore, há quem refile, há quem passe tudo o que sente para cima do professor, todos os seis venenos tendem a vir ao cima, desejo, raiva, ilusão, ganância, inveja e preguiça. Não é fácil vivenciar estes aspectos, é mais fácil ficar com todos bem recalcados dentro de nós mesmo, invés de com paciência, humildade e prática, irmos aceitando onde estamos, para abrirmos o coração, entregar e confiarmos no professor. Se fizermos este processo algo muito bonito acontece, realmente os tais 6 venenos vão indo embora do nosso corpo e mente, e quando damos por ela, recebemos a tal próxima postura, ou conjunto de posturas. É um processo muito especial, interno, único, de real conexão e integração à nossa essência, mas também de real conexão com os nossos professores.
O Ashtanga Yoga deve ser praticado com um professor, o professor acompanha diariamente a nossa prática, observa, corrige, ajusta, apoia e quando estamos preparados, mesmo quando achamos que já estamos preparados há meses, às vezes há anos, ele ensina-nos a próxima ou próximas posições. Existe um tempo para mantermos as posturas, o professor não nos "pára" em determinada postura, porque está a castigar-nos. Pelo contrário, somos parados, para sentir, para trabalhar, para superar. É comum que depois de algum tempo, que mesmo que continuemos com dificuldades em determinada postura, que o professor ensine a próxima, porque houve um trabalho entre aluno e professor, houve tempo de observação interna por parte do aluno e externa por parte do professor. Isto não é inventado por mim, é o que se passa aqui em Mysore, é o que Sharath nos ensina. As posturas são ensinadas com uma função, não são dadas ao acaso, cabe a cada um de nós trabalhar no nosso Yoga, sem mentiras, sem ilusões, sem desvios, especialmente sem enganos, a nós mesmos.

Houve uma postura em particular que me obrigou a ficar "parada" durante 4 anos, vinha aqui a Mysore e estava dois meses, sem que o meu professor me dissesse nada, a não ser, " YOU CAN DO IT VERA!". Eu chorei tantas vezes naquela postura, dentro do Shala, no descanso, em casa. Era uma posição que me dava medo, que me dava ansiedade, que me obrigava a tocar em todas as minhas frustrações. E ele apenas vinha ajustar-me, de quando em quando, sempre que vinha, era tão fácil fazer a postura, dizia-me baixinho, " YOU SEE, VERY POSSIBLE!",  e eu pensava "Sim, é possível contigo a ajustar-me!". E lá acabava mais uma temporada de estudo ainda na mesma posição, não entendia porque me deixava ali, via-me a sofrer e não fazia mais nada a não ser sentar-se na sua cadeira e observar-me, enquanto eu repetia, uma, duas, três, às vezes quatro vezes a postura. Até que houve um ano que eu comecei a fazer a postura  e ele deu-me as próximas posições. É uma posição que eu já voltei a perder, porque fui preguiçosa, por estar cansada de tanto ensinar e quando ia para o meu tapete, invés de focar-me em fazer a totalidade da postura, fazia menos, até que a perdi. Voltei a ter de vir a Mysore e reconstruir a posição, ele voltou a ajustar-me e dizer-me " YOU CAN DO IT.", já não sinto medo, frustração, ou choro, reconstruir a posição deu-me a lição que quer esteja aqui, ou aí, mais cansada ou menos, que há que manter a dedicação. De odiar esta postura passei a amá-la, é linda, adoro reparar que aula para aula, de prática para prática que o corpo vai cedendo, que mesmo quando está com dor, ou mais saturado, que nitidamente há uma melhoria pela constante repetição. As emoções que outrora vinham ao de cima, hoje são outras, a respiração que antes corria dentro de mim, como se estivesse em plena corrida de velocidade, hoje é uma respiração calma.
As posturas são ensinadas com tempo, há regras no ensino do Ashtanga Yoga, há posturas chave nas sequências,  onde permanecemos mais tempo, às vezes anos, 4, 5, 7, 10 anos na mesma postura, e invés de ficarmos zangados com o professor, frustados com o método, aborrecidos connosco mesmo, que tenhamos uma atitude de relaxar, entregar, praticar com dedicação e esperar que o corpo solte, esta prática é para a vida, quando temos 20 anos, 30, 40, 50, 60, 70 anos... Agora mentir, mentir não vale a pena! Mentir ao professor, mas pior que isso, mentir a nós mesmos?! É de todo o contrário do que é o Yoga. Na primeira Conferência de Março, Sharath disse que o nosso problema, é compararmos com os outros, "oh aquela pessoa está fazer até aquela postura! E o outro está fazer aquela ...", deve existir humildade, perseverança, dedicação e acima tudo, respeito!
Se estiverem "parados" nalguma postura, tenham calma, respirem, procurem sentir os ajustes que os vossos professores fazem, tentem reproduzir esse mesmo ajuste quando estão a praticar sozinhos, e aos poucos, acreditem, o corpo cede e conseguirmos entrar na posição, permanecer, manter o foco e o " ONE MORE" logo acontece. Mas não cedam à egocêntrica tentação de mentirem onde estão, especialmente se vão praticar com outro professor, sejam verdadeiros de qual é a vossa última postura, se é ainda a meio da Primeira Série, se é no final da Primeira a trabalharem os vossos Dropbacks. Se é no começo da 2ª Série, se ainda  estão bem longe do meio da Intermediate Serie, mas sejam verdadeiros com vocês mesmos, e mostrem respeito pelos vossos professores, assumindo a tradição deixada por Guruji e continuada por Sharath e esperem, mesmo que por anos, a próxima postura logo surge.

EN
I was still in Portugal, when I received a call from a student, she wanted to talk to me about the positions she was doing. She did not understand why she was "stop" in a certain position, and why her other friends were already doing some postures of the Second Series.  She questioned the practice and compared herself with her friends, I was there listening to her questions, as noticed in the joy of Biga running from one side to the other in the field behind our house, happy in the experience of that moment, the freedom and agility of her body with a whole energy and willingness to have fun despite her already visible walk to a life in senior age. I pulled my attention from Biga, and tried to explain as best i could,  the teaching and practice methodology of the Ashtanga Yoga, according to the tradition that i follow, from Shri K. Pattabhi Jois and Sharath Jois.
This practice is taught respecting the person and his/her individuality, because each student has conditions and different needs, different levels of learning, we all have bodies, minds and life stories that sometimes even may have similar aspects, but in reality are never equal. We all start to learn the First Series of Ashtanga Yoga, the so-called Yoga Chikitsa, or Yoga Therapy, which aims a deep detoxification of the body.  It is learn that the previous posture will prepare the next. The student receives a set of postures to establish the connection between breathing / movement to improve and to memorize. Often the student is "stopped" in the same posture for some time until it is understood and better executed. Being "stopped" means not being blocked in practice, but the repetition of sequences is one of the Ashtanga features, we repeat day after day the same set of postures to overcome difficulties, physical, mental, emotional, energetic blockages, cleansing the body and focusing the mind for a practice increasingly meditative. Here's why we repeat, for the practice become a moving meditation!

When we are "stuck" at a certain position, there is a huge tendency to feel frustration and other strong emotions, scattered mind, and began a no positive internal dialogue. Guruji said that through the practice of Ashtanga Yoga that we could clean our body of the 6 enemies of the heart ... "A vital aspect of internal purification that Pattabhi Jois teaches relates to the six poisons that surround the spiritual heart. (...) six poisons: kama, krodha, moha, lobha, matsarya, and mada. These are desire, anger, delusion, greed, envy and sloth. When yoga practice is sustained with great diligence and dedication over a long period of time, the heat generated from it burns away these poisons, and the light of our inner nature shines forth." (taken from www.kpjayi.org). Some people cry, some got really upset, there are those who pass all that they feel to the teacher, all the six poisons tend to come to the top, desire, anger, delusion, greed, envy and sloth. It is not easy to experience these aspects, it is easier to keep all well repressed within ourselves, instead of with patience, humility and practice, accepting where we are,  to open the heart, surrender and trust the teacher. If we do this, something very beautiful happens, the 6 poisons will leave our body and mind, and before we know, we are  receiving the next position or set of positions. It is a very special process, internal, single, real connection and integration to our essence, but also real connection with our teachers.
The Ashtanga Yoga should be practiced with a teacher, the teacher daily accompanies our practice notes, corrects, adjusts, supports and when we are ready, even when we think we are ready for months, sometimes for years, he teaches us the next positions. There is a time for teaching the postures, the teacher "stops" in a certain posture, not for punishing us. On the contrary, we are there,  to feel, to work, to overcome. It is common that after some time, even if we are still struggling in that certain posture, the teacher teaches the next, because there was a work between student and teacher, there was internal observation by the student and external by the teacher. This is not invented by me, it is what is happening here in Mysore, is what Sharath teaches us. The postures are taught with a function, are not given by chance, it is up to each of us, to work on our Yoga, without lies, without illusions, without detours, especially without to ourselves.

There was a particular posture that forced me to stay "stopped" for four years, i  came here to Mysore and was two months without my teacher told me anything except, "YOU CAN DO IT VERA". I cried so many times in that pose within the Shala, at my  rest, or  home. It was a position that scared me, which gave me anxiety, which forced me to touch in all my frustrations. And he would only adjust me from time to time, whenever he did, it was so easy to make the posture, he would softly tell me, "YOU SEE, VERY POSSIBLE!", and I thought "Yes, it is possible when you adjust me!". And there i was, in another study season stuck in the same position, i did not understand why he left me there, he saw myself suffering and did nothing except sit in his chair and watch me while I repeat, one, two, three, sometimes four times the posture. It  just adjust me from time to time. Until there was a year that I started doing the posture and he gave me the next positions. It is a position that I have returned to lose, it was because I was lazy,  i was tired of teaching and when I went to my mat, instead of focusing on making the whole posture, i was making less, until i lost it. I again had to come to Mysore and rebuild the position, he once again adjust me and told me "YOU CAN DO IT." I no longer feel fear, frustration, or crying, rebuild the position gave me the lesson that whether i am here,   or back home, more or less tired, we should keep the dedication.  i hated that posture and i m now  loving it, it's beautiful, I love to notice that from one class to the other, practice to practice the body is releasing, even when in pain, or more saturated, clearly there is an improvement by the constant repetition. The emotions that once came up,  today are different, the breath before that ran into me, as if i was in  full-speed racing, today is a quiet breath.
The postures are taught with time, there are rules in the teaching of Ashtanga Yoga, there are key positions in the sequences where we stay longer, sometimes years, 4, 5, 7, 10 years in the same position, and instead of staying angry with the teacher, frustrated with the method, boring with ourselves,  we should have an attitude of relaxation, surrender,  and practice with dedication and hope that the body release, this practice is for life, when we have 20, 30, 40, 50, 60, 70years ... Now lying, lying is not worth it! Lying to the teacher, but worse than that, lying to ourselves?! It is all the opposite of what is Yoga.  On the first conference of March, Sharath said that our problem, was because we compare ourselves with the others, oh that person is making until that pose, and the other is making that... There must be humility, perseverance, dedication and above all, respect!
If you are "stuck" in some posture, calm down, breathe, try to feel the adjustments that your teachers do, try to make the same setting when you are practicing alone, and slowly, believe me, the body gives in and we can get into the position to remain with a steady breath and stay focused and the "ONE MORE" just happens. But do not fall prey to the egocentric temptation to lie where you are, especially if you will practice with another teacher, be true of what is your last position, if is still the middle of the first series, if you at the end of the first series and working your Dropbacks. If it is the beginning of the 2nd series, if you are still far from the middle of the Intermediate Series, but be true to yourself, and show respect for your teachers, assuming the tradition left by Guruji and continued by Sharath and wait, even for years,the next position will come.

1 comentário:

Lucy disse...

Como estudante e praticante de Yoga gostei muito de ler estas tuas palavras, tanto para mim própria como para poder guiar futuros alunos :) obrigada