quarta-feira, 2 de março de 2016

10am...7am...4am?!

Eu comecei esta temporada de estudo no turno das 10h da manhã, e confesso que quando recebi o cartão da escola pelas mãos da Usha, fiquei ao olhar para o cartão e depois para ela, nem falei e ela disse-me, "Vera precisas de descansar. Assim dormes!". Enquanto subia a rua aqui para casa pensava, devo estar mesmo com uma cara de cansaço, para ela ter falado aquilo. E estava! Soube-me bem as primeiras semanas ir mais tarde para o Shala, mas ao mesmo tempo praticar aqui às 10h é quase como praticar aí às 15h, parece-nos imensamente tarde! Mas como em tudo neste país, ou talvez qualquer viagem deste género, há que entregar, relaxar no que o Universo nos traz e aproveitar! E lá andei a praticar no último turno,  com imensa oportunidade de observar o trabalho de Sharath, dos assistentes, as práticas de quem já estava na sala, de reflectir, de sentir, enfim, deu tempo para tudo! Houve dias que parecia que já tinha passado um dia inteiro até eu ir para o Shala, havia tempo para ler,  estudar, escrever-vos, reparar nas idas e voltas à escola das minhas vizinhas, etc. E às 9h lá saí de casa num passo lento, de quem está a ir demasiado cedo para o Shala, dava para chegar, para estar cá fora com os do grupo das 9h e 9.30h onde estava a nossa Laura, e de repente lá era a minha vez de ir colocar o tapete e finalmente fazer a abençoada prática, que tanto me ajuda a olhar para dentro de mim e tentar, no melhor que eu posso, desenvolver maior capacidade de compaixão por mim mesma e pelos outros. Esta prática faz-nos ganhar amor por nós mesmos, faz-nos aceitar-nos, permite-nos aos poucos deixarmos que aquela vozinha que tende a estar em constante auto-critica deixe de ser o som mais importante, e a ganharmos capacidade de reduzir o seu volume dentro da nossa mente, para passarmos a aproveitar o que estamos a viver em cada instante. Mas lá estou eu a perder-me nas palavras, estava a contar-vos que comecei no turno das 10h e antes do mês terminar passaram para o das 7h e depois de apenas praticar 2 dias neste grupo, e permitam-me confessar mais uma vez -  é dos meus turnos preferidos, nem demasiado cedo, nem demasiado tarde, é a perfeição, se é que ela existe! Mas na  minha segunda prática das 7h, num lugar mesmo ao pé da porta, que não é de todo perfeição, se é que ela existe! Ficamos a praticar a poucos centímetros de todos os alunos que esperam para entrar, e é natural ter a sensação que estão todos parados a olhar para nós! Mais uma vez há que entregar, relaxar,  focar e aproveitar a prática. No final da prática, aparece Sharath ao meu lado e diz, "Vera amanhã vens às 4h!". Eu tive a reacção de lhe agarrar o tornozelo! Estava deitada, ia começar as pontes, e olhei para ele cá de baixo, com certeza que tinha o maior ar de "POR FAVOR, NÃOOOOO!" e ele só acenou com a cabeça um " SIM VENS, VENS ÀS 4 DA MANHÃ!".
Ora bem, começar a época a praticar às 10h, num registo de descanso, de dormir mais, de puder jantar com o Messenger ligado enquanto falamos com a família, para passar para grupo das 7h, vivermos o turno que mais gostamos para rapidamente irmos calhar no que sempre considerámos o pior grupo de todos, o primeiro! Quem está no das 4h e reparem, não é 4.30, são 4h da manhã no Shala! Significa acordar pelo menos às 3h, se não 2h da manhã! Para haver tempo de realmente acordar, acordar o corpinho que ainda está confuso a perguntar, "Mas que raio é que estás a fazer de pé?", e para ter tempo de lhe pedirmos com muito jeitinho, "Olha corpinho e mente, vamos praticar daqui a pouco, ok?" e cá dentro o nosso maravilhoso e único veiculo da alma, responde, "HMMMM vou pensar nisso!".
Boas práticas!

EN
I started this season of study in the slot of 10am! I confess that when I got my school card from Usha hands, I looked at the card and then to her, i didn´t say nothing and she told me, "Vera you need to rest. So you can sleep longer." When  i was walking up the street to my home, i  thought, I must be with a face of exhaustion, for her to have spoken that. And i was! It felt good the first few weeks practicing later in the Shala, but at the same time practice here at 10am is almost like practicing back home at 3pm, it seems immensely late! But as with everything in this country, or perhaps any trip of this kind, we must surrender, relax in  what the universe brings us and enjoy! And there i was,  practicing in last shift, with great opportunity to observe the work of Sharath, the assistants, the practices of those already in the room, to think, to feel, it gave time for everything! There were days it seemed that had already passed a whole day until I go to the Shala,  i had time to read, study, write to you, notice the back and forth to the school of my neighbors, etc. And at 9am i would leave home in a slow pace, the pace of someone that is  going too early to the Shala, i had time to be with the group of 9am and 9.30am which was the one of our Laura, and suddenly there was my turn to enter, put the mat and finally make the blessed practice that so helps me to look inside myself and try the best I can, develop greater capacity of compassion for myself and others. This practice makes us make love ourselves, makes us accept us, allowing us to gradually let that little voice that tends to be constantly self-critical, become not the most important sound, and gain ability to reduce its volume within our mind, and enjoying what we are living in each moment. But there I am losing myself in words, i was telling you that I started in the slot of 10 am and before the month was over i  passed to 7am shift,  and after only practice two days in this group, and let me confess again - it is my preferred shift, neither too early, nor too late, is perfection, if it exists! But in my second practice at 7am in a place right next to the door, which is not at all perfect, if it exists! Where we are practicing a few centimeters from  all students that are waiting to enter, and it's natural to feel that they are there looking at us! Once again you have to surrender, relax, focus and enjoy the practice. At the end of practice, Sharath appears to me, and said "Vera tomorrow come at 4am!" I had the reaction of grabbing his ankle! I was lying, I was about to start the bridge pose, and i looked at him from below, pretty sure  i had the face of saying, "PLEASE Nooooo!" and he just nodded his head, like if he was saying, "YES, YES YOU COME AT 4am!"

Well, starting to practice at 10am, in a resting mode, sleeping more,  being able to have dinner with the  Messenger ON and speaking with family,  to move to the 7am slot and living the shift we  most like, to quickly go to what we have always believed the worst slot of all, the first one! Who start at 4am and repair, it is not 4:30, it is 4 am in Shala! Which means waking up at least at 3 if not 2 am! To have time to really wake up, wake this body which will be still confused and ask, "What the hell are you doing up?", And to have time to ask it, "Look body and mind, let's practice in a moment OK?" and our wonderful and unique vehicle of the soul, says, "HMMMM'll think about it!"
Happy practicing!


Sem comentários: