sábado, 29 de outubro de 2011

The power of TRANSFORMATION




Yoga é transformação.
Começamos por uma variedade de razões, continuamos por uma diversidade de inspirações e motivações, mantemos por uma incontornável sensação de mudança, de maturidade e crescimento.

O corpo e a mente vão reduzindo de tamanho e o coração cresce em forma e conteúdo, temos mais espaço para o cultivo da nossa alma e mais tempo para escutarmos e observarmos, não num contexto Egocêntrico ou num exercício para a Vaidade, mas num caminho de liberdade, um que dá a sensação única de criarmos mais veracidade, humildade e fé.

Esta prática de Ashtanga Yoga, quando feita 6x por semana, naturalmente obriga a uma percepção de superação, de remoção de obstáculos, físicos, mentais, emocionais e energéticos. Caminhamos de mãos dadas com Ganesha e vamos fazendo o nosso próprio troço, construímos o nosso futuro pela vivência do presente e deixamos um sorriso de maior satisfação e realização, quando paramos um pouco e recordamos como vivemos o ontem e como estamos a viver o hoje.

Teoricamente parece uma novela com final feliz, ou um filme romântico que sem surpresa acaba bem, na vida realmente são conjuntos de episódios, que necessitam de ser colados com muito bhavana, muita dedicação, disciplina, persistência, trabalho, consciência e quilos quilos de humildade.

Praticar este método de Yoga é mesmo um acto de fé, fé no método e fé nos nossos professores, quer seja aqui ou aí em Portugal, o segredo, a receita é sempre a mesma, praticar.
Podemos dissertar, escrever tratados sobre, ler os clássicos, discutir os grandes textos do Yoga, mas se não praticarmos apenas saberemos falar sobre o assunto, usaremos palavras genéricas sobre o que é o Yoga, mas apenas esboçaremos a sua superfície.

A experiência da prática é com certeza diferente de praticante para praticante, mas as mudanças são sentidas por todos, mais cedo ou mais tarde, vamos denotando em diferenças gigantescas no nosso corpo, mente e alma e é este poder de transformação, que vai iluminando o nosso percurso e estimulando ainda mais a nossa entrega e rendição.

*ilustração de Boonchu Tanti

Sem comentários: