quarta-feira, 27 de abril de 2011

Back home





Segundo as palavras de Tomaz Zorzo (professor Certificado pelo KPJAYI), o propósito de praticarmos Yoga é para retornarmos a casa, à nossa própria natureza, à nossa própria essência. Voltarmos a sentir, voltarmos a escutar, voltarmos a ter força interna, sabedoria, inteligência, amor e confiança.


A prática de yoga quando feita com regularidade, sem interrupções e por um longo período de tempo, possibilita superarmos as oscilações da mente e vivermos num estado de paz (nirodha). Somos constantemente enganados, iludidos, confundidos, influenciados e condicionados pela nossa mente (Chitta) que nos faz viver no passado, ou nos impulsiona a sonhar com um futuro, retirando-nos a consciência e a sensibilidade para saborear o presente, o agora.


O Ser Humano é constantemente enganado pela sua mente, porque se identifica com ela, se a vida corre bem, naturalmente nos vamos sentir bem, mas se a vida corre mal, a nossa reacção é estarmos mal. Oscilamos entre os opostos, como dependentes de uma realidade distorcida.


A prática regular de Yoga, permite traçarmos um caminho rumo a uma mudança de padrões de pensamento e de comportamento e viver o processo de descobrimento, de reconhecimento de que somos mais que a nossa mente, mais que o bem ou mal, mais que o feliz ou infeliz, mais que a sorte ou o azar, somos sim, seres responsáveis pelo nosso presente, repletos de potencial e capazes de sentir paz, bem-estar e silêncio interno.


A cada prática, há uma maior sensação de voltar a casa, de acalmar e mesmo quando tudo parece mal, tudo parece difícil, há que manter a esperança que melhores dias virão porque, pelo menos, pelo menos estamos em casa, estamos connosco mesmos.

Sem comentários: