segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Como mudar (III) - o sankalpa


Pela observação e tomada de consciência dos nossos padrões conseguimos perceber os nossos samskaras positivos e os negativos, aqueles que vieram connosco quando nascemos e aqueles que fomos desenvolvendo ao longo dos anos pela correlação com os outros e com o que nos rodeia. Identificar os padrões negativos, aqueles que surgem constantemente e até que os que aparecem sem aviso, é o primeiro passo para os conseguirmos substituir.


Neste contexto interessa conhecer o conceito de Sankalpa, que significa intenção ou resolução, no fundo é o que pretendemos alcançar, é algo que nos ajuda a focar, a concentrar no que queremos atingir. Na prática consiste em dizermos para nós mesmos, uma frase curta, clara, concisa, positiva e colocada no presente, de modo a evocar aspectos positivos, que normalmente estão bloqueados no subconsciente. Pode ser feita mentalmente ou verbalmente e deve ser repetida algumas vezes, há autores que falam em repetir o sankalpa, 3x todos os dias mal se acorde, ou outros que referem que deverá ser feito no início e no fim da nossa prática de Yoga.


Definir um sankalpa significa criar uma resolução sentida, verdadeira e coerente, é um conjunto de palavras conjugadas no presente. Notem que para o Sankalpa ter força, poder, precisa de ser repetido sempre da mesma forma, ou seja serão sempre as mesmas palavras, se um dia dizem de uma maneira e no outro utilizam outras palavras, outro objectivo, deixa de ser Sankalpa e passa a ser apenas um desejo. O Sankalpa é mais que um mero desejo, é uma intenção feita após a identificação de algum aspecto negativo, que tem vindo a surgir na vossa vida vezes sem conta, é uma resolução que pretende ajudar a superar os nossos samskaras negativos. Um propósito sincero, ao qual evocamos diariamente, de modo a recordarmos-nos conscientemente do que pretendemos, uma evocação feita a apartir do coração, que nos incute um caminho, um rumo. E sempre que o samskara antigo "atacar", porque a qualquer momento do dia, sofremos armadilhas dos nossos padrões de comportamento e pensamento, temos o sankalpa para nos recordar para onde queremos ir e munidos de Tapas, de disciplina, focamos-nos para em consciência, criarmos mais tempo entre o impulso e a acção e sem medos colocarmos o que pretendemos em prática.


Seja quando acordarmos, ou quando começamos a prática de Yoga, ou quando lavamos os dentes em frente ao espelho, repetimos o sankalpa, concentrados no que afirmamos, focados em cada uma das palavras, centrando a mente para o momento e aproveitando esta intenção para substituir antigos samskaras.

2 comentários:

Bamboo disse...

Two thumbs up!!! Este post era mesmo o que precisava! Thanks & keep up with the good work!

Soulsurfer disse...

Concordo plenamente contigo bamboo. Excelente post!!!