quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Why i love Ashtanga Yoga?



Esta pergunta faz-me recordar os meus dias de prática, os bons e os que foram categorizados de maus, os fáceis, mas também os difíceis, aqueles em que o corpo estava forte e flexível e os que tudo me pesava, os que me fizeram sentir um estado de paz mental, sem assaltos a cada minuto por mais um pensamento e aqueles em que tudo foi agitação e a cada segundo precisava de gritar, para dentro de mim, um "CALA-TEEEE". Os dias em que me senti feliz, tranquila e os dias que o meu emocional esteve á espera de uma qualquer razão aparente, para me fazer soltar uma, duas ou três lágrimas, os dias em que a fluidez da respiração e do movimento, me fizeram acreditar no potencial desta prática e os dias em que os meus condicionamentos físicos, mentais, emocionais e energéticos punham à prova a minha disciplina e força de vontade.


Olhar para trás e recordar práticas, faz-me lembrar do que interpretei como avanços e retrocessos, a felicidade de alcançar determinada postura, o conseguir executar pela primeira vez o Marichyasana D ou a egocêntrica frustração de não conseguir fazer aquele asana, aquele asana que todos os dias trabalhava, que para mim sempre foi o Supta Kurmasana.


Este olhar para trás faz-me caminhar pelo meu mundo de opostos até que relembro aquele instante em que a prática de Ashtanga passou a ser mais que os benefícios físicos, quando me obrigou a começar a trabalhar a minha ansiedade, os meus medos e as minhas inseguranças, quando me fez perceber que tinha de desenvolver força de vontade, disciplina e dedicação e atiçou o tapas necessário para deparar-me com os meus condicionamentos. Assumir as minhas limitações e levantar a cabeça e com consciência, experimentando, errando ou não, caindo ou não, lá vim até aqui. O engraçado é que embora mais sábia e também mais velha, é fácil perceber que ainda tenho tanto que aprender, tanto para trabalhar.


Amo esta prática de Yoga, porque todos os dias me chama a atenção, para inspirar e expirar, no meu ritmo, com profundidade e a devoção necessárias para ir criando uma vida com significado.
Bem-haja Ashtanga Yoga!

Sem comentários: