segunda-feira, 19 de março de 2012

Finding TIME = PEACE


Estabelecermos uma prática consistente de Ashtanga Yoga pode levar dias, meses ou anos. Nem todos os praticantes conseguem à primeira encontrar uma rotina de vida que permite subir ao tapete as 6x por semana. Se para alguns a entrega diária à prática é natural, para outros é uma verdadeira luta com a sua lista de prioridades. Mas mais cedo ou mais tarde estes menus de primazia acabam por terem de ser alterados e como normalmente somos tão agarrados aos nossos hábitos e rituais, levamos algum tempo até organizarmos um quotidiano que passe a privilegiar a prática de Ashtanga Yoga.

Às vezes é preciso batermos de frente com um professor como o David Robson para sentirmos um abanão interno, que faz derrubar as nossas crenças e percebermos que mais tempo para a prática é igual a mais PAZ.

E seja com o exemplo deste professor ou de outros, é mesmo necessário que a maioria dos nossos praticantes, relembrem o que sentem aquando estão no "mat", compreendam o que é o Yoga e depois, depois resta organizarem os vossos dias, aproveitarem as aulas e desfrutarem da construção de um dia-a-dia enraizado no princípio que rotina não significa aborrecimento.

Esta rotina que implica começar o dia mais cedo, sair de casa, vir até a este espaço, estender o tapete e movimentar o corpo de acordo com a consciência da respiração, ou uma que estabeleça acabarem o dia com a vossa prática de Yoga, depois de uma jornada de trabalho, nunca serão sinónimos de "mais do mesmo". Porque quer seja nas primeiras horas da vossa manhã, ou nas últimas da vossa tarde, dia após dia, vão criando uma de vivência de Paz - um estado de integração, onde pelo uso das respirações & posturas, modificamos o nosso corpo, abrimos horizontes aos nossos padrões mentais e emocionais e traçamos novos caminhos para melhor cuidarmos de nós mesmos. Aproveitem, sintam-se, respirem, estiquem-se, cresçam com a visível sensação que disciplina, que organização, que rotina, não significa aborrecimento ou rigidez, mas sim, paz.
ORGANIZAÇÃO+DEDICAÇÃO +ASHTANGA YOGA= +++++++++++++++++++++++++++PAZ





* ilustração, Boonchu Tanti

Sem comentários: