quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Loving Kindness Meditation


Aprendi esta meditação no curso da Nancy Gilgoff, chama-se Loving Kindness Meditation, interiorizei na versão inglesa, mas com certeza que encontram a sua tradução.
É uma óptima forma de começar ou acabar o dia e não só nos acalma, como conseguimos trazer tranquilidade, paz e serenidade para o nosso corpo, mente e coração, mas também, enviar estas características para as pessoas que mais gostamos; para as pessoas com quem temos algum tipo de conflito; para alguém ou algo, que identificamos que são significado de paz, de felicidade, seja Jesus Cristo, Buda, Ganesha, a Madre Teresa de Calcutá ou a nossa avó, mas ainda e também, para pessoas que se cruzaram na nossa vida e que nos marcaram de alguma maneira e no entanto, são meros desconhecidos, seja o porteiro do nosso prédio, o mendigo de sorriso genuíno, que dorme junto do estacionamento onde deixamos o nosso carro, ou a senhora que todos os dias nos vende pão quente e que tem olhos que demonstram, uma vida de trabalho.

LOVING KINDNESS MEDITATION

MAY I BE FILLED WITH
LOVING KINDNESS

MAY I BE WELL.

MAY I BE PEACEFUL AND AT EASE.

MAY I BE HAPPY.


(Sente-se numa posição confortável de pernas cruzadas, endireite a sua coluna, coloque as suas mãos sobre os joelhos, ou execute o Jnana mudrá (juntando o polegar ao indicador, esticando os restantes dedos, rodando as palmas da mãos para cima), ou opte por outra posição, em que as suas mãos permitam estar conectado.
Feche os seus olhos, até ao final da meditação.
Sinta a sua respiração, sinta-se presente na sua respiração.
Encha os pulmões de ar e esvazie, sempre pelo seu nariz.
Faça respirações conscientes, prolongadas e lentas.
Vá aos poucos, interiorizando onde está e o que está a fazer.
Leve à sua mente, a imagem do seu corpo, sentado, nessa mesma posição e repita mentalmente,
May i be filled with Loving Kindness. May i be Well. May i be Peaceful and at Ease. May i be Happy.
Repita algumas vezes, sejam 5, 10 ou 15x, até verificar que estas características estão em si, no seu corpo, na sua cabeça, no seu coração.
Visualize, agora, mentalmente, a imagem de alguém, próximo, um familiar, um amigo.
Alguém que ame, alguém que é importante na sua vida, traga-o para junto de si e afirme
May you be filled with Loving Kindness. May you be Well. May you be Peaceful and at Ease. May you be Happy.
Reproduza as vezes necessárias, até sentir que enviou estas características à pessoa que escolheu.
A primeira pessoa que surgir à sua mente, é a pessoa escolhida.
Não troque de pessoas. Mantenha a sua primeira escolha.
Respire.
Vai agora visualizar alguém. com quem tem ou teve algum problema, algum conflito, chame esta pessoa (mentalmente) para junto de si, quer esteja à sua frente ou ao seu lado, afirme,
May you be filled with Loving Kindness. May you be Well. May you be Peaceful and at Ease. May you be Happy.
Repita estas frases, as vezes necessárias, até sentir que brotam do seu coração, passam por cima dos sentimentos, emoções, ou conflitos que tem ou teve com esta pessoa.
Sinta-se em paz e envie paz.
Escolha agora, uma pessoa, uma personalidade, uma identidade, algo que para você, tenha o significado de paz, de estabilidade, de felicidade e diga novamente as frases da Loving Kindness Meditation.
E por fim, irá eleger uma pessoa desconhecida ou um grupo de pessoas, que de alguma maneira a marcaram, que chamou ou chamaram a sua atenção e reproduza mentalmente, as palavras da Loving Kindness Meditation.
Termine a meditação, permanecendo alguns instantes em silêncio, consigo mesmo, com a sua respiração, com as palavras que evocou para si e para os restantes.)

Sem comentários: