Uma verdadeira inspiração advinda do Canadá... um exemplo especial do que é ser professor de Ashtanga Yoga, do que é uma escola de Ashtanga Yoga, do que é ser aluno e praticante de Ashtanga Yoga, do que é e como funciona o Ashtanga Yoga.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
"Living the Practice" - Ashtanga Yoga com David Robson
Uma verdadeira inspiração advinda do Canadá... um exemplo especial do que é ser professor de Ashtanga Yoga, do que é uma escola de Ashtanga Yoga, do que é ser aluno e praticante de Ashtanga Yoga, do que é e como funciona o Ashtanga Yoga.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Perfil do Aluno - Vera Garnel
Nome
Vera Garnel
Idade
43 anos
Profissão
Advogada
Como e quando ficou a conhecer o Ashtanga Yoga?
Em 2009 fui levada por uma amiga a uma aula. A componente de exercício físico descrita pela minha amiga foi francamente a força motriz.
Qual foi a primeira impressão desta prática de Yoga e o que a motivou e motiva a praticar este tipo de Yoga?
Não me lembro se terá sido a primeira impressão, mas cedo reparei que para além de representar um exercício físico fortíssimo (um desafio permanente até hoje), a prática é uma lição e treino permanente no viver e respirar 'agora'. Quando pratico, a intenção de concentrar-me na energia que existe em mim e colocá-la ao serviço das posturas, do movimento, do equilíbrio em vez do que se passa 'lá fora', o que se passou ontem, passará daqui a cinco minutos ou amanhã, é profundamente libertadora. A transpiração - por muito estranho que pareça - é purificadora, o relaxamento no final é descanso na verdadeira acepção da palavra. Nem sempre consigo concentrar-me totalmente, mas quando consigo é uma experiência difícil de descrever.. Cada vez mais, sinto que através da pratica consigo transcender o barulho mental habitual e apenas 'estar', com dores nos joelhos, irritações, medos, ..., mas sem qualquer julgamento.
Com uma vida profissional exigente e sendo mãe de 5 filhos, considera que o Yoga a ajuda a enfrentar as responsabilidades profissionais e familiares quotidianas?
Respondo-lhe ao contrário.
Quando por alguma razão não posso praticar durante algum tempo, todas as tarefas de que a minha vida é composta se tornam mais pesadas. É mesmo assim. Para além de ser, em muitos dos dias, o único espaço só meu, a pratica representa, entre outras coisas, uma tomada de responsabilidade pelo meu bem estar em primeiro lugar, como base para quaisquer responsabilidades perante os outros. E tem, de facto, um efeito muito surpreendente sobre a minha maneira de estar face às ditas 'responsabilidades'.
Aconselharia o Ashtanga Yoga, a outra mãe? Se sim, porquê?
Quando pratico em casa, o sucesso na plateia é garantido, claramente.
Aconselharia a outra mãe como a qualquer pessoa.
Quais são os maiories desafios que encontra na sua prática pessoal de Yoga?
Raramente são os mesmos dois dias seguidos, mas talvez derivem de uma matriz comum, estar totalmente CONSCIENTE da prática. Fora isso, magoar-me porque excedi os limites do meu corpo e ter que viver com isso, por vezes durante semanas, é um desafio.
Quando pensa na sua prática, qual é a primeira palavra que surge na sua mente?
Entusiasmo.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Loving Kindness Meditation
Aprendi esta meditação no curso da Nancy Gilgoff, chama-se Loving Kindness Meditation, interiorizei na versão inglesa, mas com certeza que encontram a sua tradução.
É uma óptima forma de começar ou acabar o dia e não só nos acalma, como conseguimos trazer tranquilidade, paz e serenidade para o nosso corpo, mente e coração, mas também, enviar estas características para as pessoas que mais gostamos; para as pessoas com quem temos algum tipo de conflito; para alguém ou algo, que identificamos que são significado de paz, de felicidade, seja Jesus Cristo, Buda, Ganesha, a Madre Teresa de Calcutá ou a nossa avó, mas ainda e também, para pessoas que se cruzaram na nossa vida e que nos marcaram de alguma maneira e no entanto, são meros desconhecidos, seja o porteiro do nosso prédio, o mendigo de sorriso genuíno, que dorme junto do estacionamento onde deixamos o nosso carro, ou a senhora que todos os dias nos vende pão quente e que tem olhos que demonstram, uma vida de trabalho.
LOVING KINDNESS MEDITATION
MAY I BE FILLED WITH
LOVING KINDNESS
MAY I BE WELL.
MAY I BE PEACEFUL AND AT EASE.
MAY I BE HAPPY.
(Sente-se numa posição confortável de pernas cruzadas, endireite a sua coluna, coloque as suas mãos sobre os joelhos, ou execute o Jnana mudrá (juntando o polegar ao indicador, esticando os restantes dedos, rodando as palmas da mãos para cima), ou opte por outra posição, em que as suas mãos permitam estar conectado.
Feche os seus olhos, até ao final da meditação.
Sinta a sua respiração, sinta-se presente na sua respiração.
Encha os pulmões de ar e esvazie, sempre pelo seu nariz.
Faça respirações conscientes, prolongadas e lentas.
Vá aos poucos, interiorizando onde está e o que está a fazer.
Leve à sua mente, a imagem do seu corpo, sentado, nessa mesma posição e repita mentalmente,
May i be filled with Loving Kindness. May i be Well. May i be Peaceful and at Ease. May i be Happy.
Repita algumas vezes, sejam 5, 10 ou 15x, até verificar que estas características estão em si, no seu corpo, na sua cabeça, no seu coração.
Visualize, agora, mentalmente, a imagem de alguém, próximo, um familiar, um amigo.
Alguém que ame, alguém que é importante na sua vida, traga-o para junto de si e afirme
May you be filled with Loving Kindness. May you be Well. May you be Peaceful and at Ease. May you be Happy.
Reproduza as vezes necessárias, até sentir que enviou estas características à pessoa que escolheu.
A primeira pessoa que surgir à sua mente, é a pessoa escolhida.
Não troque de pessoas. Mantenha a sua primeira escolha.
Respire.
Vai agora visualizar alguém. com quem tem ou teve algum problema, algum conflito, chame esta pessoa (mentalmente) para junto de si, quer esteja à sua frente ou ao seu lado, afirme,
May you be filled with Loving Kindness. May you be Well. May you be Peaceful and at Ease. May you be Happy.
Repita estas frases, as vezes necessárias, até sentir que brotam do seu coração, passam por cima dos sentimentos, emoções, ou conflitos que tem ou teve com esta pessoa.
Sinta-se em paz e envie paz.
Escolha agora, uma pessoa, uma personalidade, uma identidade, algo que para você, tenha o significado de paz, de estabilidade, de felicidade e diga novamente as frases da Loving Kindness Meditation.
E por fim, irá eleger uma pessoa desconhecida ou um grupo de pessoas, que de alguma maneira a marcaram, que chamou ou chamaram a sua atenção e reproduza mentalmente, as palavras da Loving Kindness Meditation.
Termine a meditação, permanecendo alguns instantes em silêncio, consigo mesmo, com a sua respiração, com as palavras que evocou para si e para os restantes.)
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
WORKSHOP INTENSIVO DE ASHTANGA YOGA COM TIM FELDMANN, NOS DIAS 9, 10 e 11 de Setembro
Programa
dia 9 de Setembro, sexta-feira, às 19h
aula " INTEGRAÇÃO DA RESPIRAÇÃO E DOS BANDHAS NO ASHTANGA YOGA"
interiorização da respiração e execução dos bandhas, localizando-os fisicamente, imprimindo uma qualidade meditativa na prática, acentuando o seu potencial e mostrando como afastar a ansiedade e stress quotidianos, através de uma prática de Yoga fluída e focada.
(duração da aula 2 horas).
dia 10 de Setembro, sábado, às 8h
aula de Mysore Style
(duração da aula 2 horas)
às 11h
aula " 5 PASSOS PARA SALTAR À FRENTE E ATRÁS"
desafiando a gravidade através de simples mecanismos anatómicos, associados a determinados pontos de alinhamento, desenvolvendo força interna, que coordenada com o peso do corpo e sincronizada com a respiração, cria fluidez e eficiência na hora de saltar.
(duração da aula 2.5 horas)
dia 11 de Setembro, domingo, às 8h
aula de Mysore Style
(duração da aula 2 horas)
às 11h
aula " STHIRAM SUKHAM E RETROFLEXÕES"
estimular um estado de Sthiram Sukham Asanam, um estado de firmeza e conforto em cada postura.
Reconhecer os princípios anatómicos de alinhamento e estiramento para executar retroflexões, suportadas pela consciência no corpo, aumentando a circulação de energia que percorre a nossa coluna.
(duração 2.5 horas)
As aulas de sábado e domingo serão todas no período da manhã.
Entre a prática de Mysore e a aula seguinte, faremos uma pausa, das 10h até às 11h, para comermos algo leve e conversarmos um pouco com o Tim, com tempo para perguntas e respostas sobre a prática.
O local do workshop -
de momento a sala do Ashtanga Cascais está lotada, até ao dia 20 de Agosto, enviamos a nova localização do espaço.
Valor do workshop -
120 euros
pode ser pago parcelas de 2x 60 euros.
Se pretendem participar neste workshop mas não têm disponibilidade para vir os 3 dias, podem frequentar apenas algumas aulas, o preço por aula é de 30 euros, no entanto e de acordo com a opinião de Tim Feldmann, este workshop está criado para que possamos usufruir de novas perspectivas e instrumentos para a nossa prática diária de Ashtanga Yoga, fazendo sentido de estarem em todas as aulas, porque terá uma componente prática muito forte, mas também trabalhará em particular, pontos fundamentais deste método de Yoga, a respiração, os bandhas, a coordenação da respiração com os movimentos e posturas, a consciência do corpo e a correcta atitude mental.
Se tem oportunidade, não deixe de se inscrever neste fim-de-semana intensivo de prática e estudo de Yoga.
Inscrições em
ashtangacascais@gmail.com
916034770
Subscrever:
Mensagens (Atom)