sexta-feira, 20 de maio de 2011

Idade não conta!



O nome desta praticante é Lauren Peterson, é uma reconhecida professora de Yoga americana, com regulares aparições em várias capas do Yoga Journal, ou em programas de Tv. É praticante de Yoga há mais de 20 anos e estudou e assistiu por mais de 10 anos, o também reconhecido professor Chuck Miller, talvez seja das poucas mulheres a praticar 4ª série e algumas posturas da 5ª.


Quando se vê imagens destas, é fácil ficarmos colados ao monitor, ainda mais fácil é questionarmos-nos sobre o relevo que a idade pode ter na nossa prática de Yoga e na nossa vida em geral. Para aqueles que consideravam, que idade, significa perda de força, de resistência, de agilidade, de flexibilidade, de capacidade de foco, concentração, destreza, vigor, com toda a certeza que estarão de boca aberta, enquanto vêem Peterson, a rodar para lá e para cá, a dobrar ali e a esticar para acolá, numa verdadeira coreografia de respiração, movimento e posturas.


Sem dúvida que a idade traz algumas dificuldades, mas se praticarmos regularmente, se nos disciplinarmos, podemos não alcançar o mesmo nível que esta professora, mas adquirimos aos poucos uma prática consistente, seja com posturas da 1ª série, da 2ª, 3ª A, B, C ou D, o que conta mesmo, é praticar.


Caminhar no quotidiano com a prática de Yoga como rotina é um verdadeiro privilégio, uma prevenção e manutenção de saúde, porque o corpo vai ganhando estabilidade e a mente vai ficando mais calma e conseguimos, devagarinho, uma maior conexão com a nossa alma.

Sem comentários: