terça-feira, 31 de maio de 2011

Um caminho


Não é novidade para ninguém o que se passa no nosso Portugal, os problemas são mais que muitos, o receio, a dúvida e medo é algo com que convivemos quando pensamos no nosso futuro. As soluções ainda parecem confusas, mas caberá a cada um de nós, que pretendemos ter uma vida estável, saudável e feliz, darmos o nosso melhor, arregaçarmos as mangas e trabalharmos, porque um país faz-se de gente e gente somos todos nós.


Somos um país cada vez mais consciente de uma realidade complicada, adversa e difícil, que implica de cada um, mais esforço, trabalho, dedicação, perseverança, disciplina, clareza e foco, de uma mudança na nossa mentalidade, de uma alteração na nossa conduta , de um recomeçar do zero ou de um continuar mais atento para sairmos, desta tão falada crise económica, política e social.


Teremos de utilizar a saúde do nosso corpo, da nossa cabeça e do nosso coração e lutarmos por uma vida de dignidade e de trabalho. É em tempos de crise, que reparo em como esta prática nos faz renascer, crescer, acreditar e lutar, que nos permite superar os nossos limites e posteriormente sairmos desta casa, com o tapete debaixo do braço, com um sorriso neutro nos lábios e uma sensação de novo alento e satisfação advindas do coração.


"Não é o mundo que precisa de paz, são as pessoas. Quando elas estiverem em paz dentro de si, o mundo estará em paz." (Prem Rawat)






*Jo Husson, Ashtanga Cascais, 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Idade não conta!



O nome desta praticante é Lauren Peterson, é uma reconhecida professora de Yoga americana, com regulares aparições em várias capas do Yoga Journal, ou em programas de Tv. É praticante de Yoga há mais de 20 anos e estudou e assistiu por mais de 10 anos, o também reconhecido professor Chuck Miller, talvez seja das poucas mulheres a praticar 4ª série e algumas posturas da 5ª.


Quando se vê imagens destas, é fácil ficarmos colados ao monitor, ainda mais fácil é questionarmos-nos sobre o relevo que a idade pode ter na nossa prática de Yoga e na nossa vida em geral. Para aqueles que consideravam, que idade, significa perda de força, de resistência, de agilidade, de flexibilidade, de capacidade de foco, concentração, destreza, vigor, com toda a certeza que estarão de boca aberta, enquanto vêem Peterson, a rodar para lá e para cá, a dobrar ali e a esticar para acolá, numa verdadeira coreografia de respiração, movimento e posturas.


Sem dúvida que a idade traz algumas dificuldades, mas se praticarmos regularmente, se nos disciplinarmos, podemos não alcançar o mesmo nível que esta professora, mas adquirimos aos poucos uma prática consistente, seja com posturas da 1ª série, da 2ª, 3ª A, B, C ou D, o que conta mesmo, é praticar.


Caminhar no quotidiano com a prática de Yoga como rotina é um verdadeiro privilégio, uma prevenção e manutenção de saúde, porque o corpo vai ganhando estabilidade e a mente vai ficando mais calma e conseguimos, devagarinho, uma maior conexão com a nossa alma.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alguns testemunhos

















"O espaço da Herdade é de facto extraordinário, revela não só o gosto pela comunhão com a Natureza, como também a atenção aos pormenores e o gosto em receber bem. Foi a escolha perfeita para um retiro que se fez com o rigor que as práticas e o comprometimento connosco próprios exigem, e com a leveza e boa disposição que o desfrutar daquele cenário inspirava." Mónica R.


"...a Herdade é um sítio espectacular e lindo. Pudémos usufruir do convívio entre alunos e com a professora, do local, das aulas de yoga e principalmente dos conhecimentos teóricos essenciais para percebermos o porquê daquilo que praticamos. " Lara H.


"Vera, muito obrigada por acolheres esta "out sider"... Adorei a experiência, adorei a companhia, adorei o envolvente." Ana F.


"...foi optimo, tudo cinco estrelas. o sitio, os quartos, a comida, o staff, as pessoas e claro o retiro em si." Marta C.


"Fim de semana fantastico num retiro de Ashtanga Yoga! Sitio fantastico na Herdade da Matinha onde tudo é bonito e bom; um grupo de yogis muito giro e uma professora fantástica! Love it!" Margarida F.


"foi mesmo MUITO bom! vera é mesmo fantastica. A herdade um encanto... no meio do nada, com um ambiente muito acolhedor, e os donos fazem-nos sentir como se estivessemos em casa!" Margarida B.