sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

One by one


Porque todos temos uma vida cheia de responsabilidades, para com família, trabalho e todas as variantes de uma vivência social que exige uma série de interacções, de vez em quando acontece, não temos tempo para executar o conjunto de posturas que aprendemos na escola. O que fazer? Não praticar nesse dia ou praticar menos?

Qualquer professor de Ashtanga Vinyasa Yoga que tenha frequentado o KPJAYI, em Mysore, afirmará que todos devem praticar até á última postura que receberam, que não devem omitir posturas, especialmente aquelas que menos gostam ou que custam mais, que não devem adicionar posturas que não vos foram ensinadas, que devem esperar na última postura que receberam e só avançam para a próxima quando o professor vos ensinar, que há um respeito a ser mantido em relação ao vosso professor e ao sistema de yoga que estão a praticar.

Nos dias que o tempo é escasso deverão praticar, mesmo que seja menos. Se não sabem o que praticar quando têm menos tempo, lembrem-se que o método correcto de ensino e prática do Ashtanga Vinyasa Yoga, assenta na prática da sequência sem omissões e adições de posturas

Mantenham a base das séries, respeitando a sua ordem precisa e de acordo com o vosso tempo pratiquem, os surya nasmaskar A e B (3 ou 5 ciclos), prossigam para as posturas de pé, podem parar em Parsvottanasana (as mãos unidas entre as omoplatas), passam para as posturas finais e o descanso (mais ou menos de 5 minutos) e terão uma prática de 30 minutos. Se ainda têm disponibilidade então façam todas as posturas de pé (até Virabhadrasana B), mais as posturas finais e o descanso, resultando numa prática de 45 minutos. De acordo com o tempo vão aumentando as posturas, mas sem invenções ou seja, seguindo a ordem desta, o sistema está estabelecido para que cada postura prepara a próxima.

Sem comentários: