quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aprender com Nancy Gilgoff





Nem sempre é fácil render-nos, entregar-nos de coração aberto, confiarmos plenamente num professor. Às vezes esta conexão terá de nascer do dia-a-dia, do conjunto das aulas e dos momentos na prática, em que percebemos como o seu auxílio, é um verdadeiro apoio e inspiração.


Mas de quando em quando, surge no nosso caminho uma pessoa, que o coração identifica como de especial, gerando uma empatia e dedicação imediata. Foi assim quando conheci e tive a oportunidade de estudar com a professora Nancy Gilgoff, que pela sua maneira de ensinar, trouxe àquela sala, a presença do Guruji. Limou-nos a maneira como respirávamos e como executávamos as posturas, retirando influências de outros métodos de Yoga, levando-nos para uma prática mais pura, simples e totalmente conectada com o que aprendeu desde 1973, com o Guruji.


Com os seus mais de 30 anos de prática, primou para que mantivéssemos uma respiração feita pelo nariz, com som semelhante ao do Ujjayi, em que o tempo e o ritmo da inspiração, fosse o tempo e o ritmo da expiração, sem retenções entre uma fase e a outra. Salientou a importância do som, audível, forte, intenso, capaz de produzir calor interno e circulação de energia, uma respiração forte não significa executada com tensão.


Existem vários livros e professores de Ashtanga Yoga, que apelidam a respiração utilizada na prática, como de Ujjayi Pranayama. Dando um exemplo pessoal, desde que me lembro de ter começado a praticar este Yoga, que oiço falar de Ujjayi e que leio livros onde descrevem a respiração no Ashtanga, por Ujjayi. Mas Nancy, enfatizou que o Ashtanga Yoga, de Shri K. Pattabhi Jois, não utiliza Ujjayi Pranayama, se assim fosse significava que a expiração seria 2x maior que a inspiração.


Reforçou esta ideia, afirmando que o Guruji nunca falou de Ujjayi mas sim, de " Free Breathing" ou apenas " Breathing with sound". Segundo Nancy, a respiração deve ser feita pelo nariz, com o som semelhante ao do Ujjayi, que advém da passagem de ar na parte de trás da garganta, sem paragens entre a fase de inspiração e expiração e com ritmos e quantidades iguais.


Nos artigos deste blog, foram utilizadas várias vezes a palavra Ujjayi como designação para o tipo de respiração que usamos na prática, as minhas desculpas e o meu obrigada, Nancy, pela paciência com que respondeu a estas dúvidas.

Sem comentários: