quarta-feira, 29 de junho de 2011

Perfil do Aluno - Alexandre Coutinho



Nome
Alexandre Coutinho
Idade
47 anos
Profissão
Jornalista
Quando e onde começaste a praticar Yoga?
Em 2004, em Lisboa, na Casa Vinyasa, com o Tarik van Prehn e a Isa Guitana.


O que te motivou a iniciares a prática de Ashtanga Yoga?
O desejo de adquirir uma prática completa para a mente, corpo e espírito - mens sana in corpo sano - com a qual me sentisse bem e que fosse compatível com a vida agitada e imprevisível que tenho.


O que te faz continuar a praticar este método de Yoga?
Ter progredido de uma forma que nunca pensei ser possível, colher os benefícios de uma prática que me torna mais saudável, resistente, concentrado e disciplinado, e contar com o apoio paciente da minha professora para corrigir os meus erros e defeitos nas posturas.


Consideras que o Yoga fornece inspiração para a tua profissão e para a tua vida?Se sim, apresenta-nos alguns exemplos.
Sem dúvida. Encontro no yoga tudo o que preciso para conseguir levar a cabo os muitos trabalhos que tenho pela frente.
A prática do Ashtanga Yoga, em particular, contribui para reequilibrar corpo e espírito, focando-os num só objectivo, o que se reflecte numa maior concentração e disciplina nas actividades efectuadas no dia-a-dia. Quando praticado de manhã, confere uma energia muito própria que contribui para uma melhor vivência. A diferença é notória, relativamente aos dias em que não se pratica.


Quando pensas na tua prática, qual é a primeira palavra que surge na tua mente?
Concentração

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aprender com Nancy Gilgoff





Nem sempre é fácil render-nos, entregar-nos de coração aberto, confiarmos plenamente num professor. Às vezes esta conexão terá de nascer do dia-a-dia, do conjunto das aulas e dos momentos na prática, em que percebemos como o seu auxílio, é um verdadeiro apoio e inspiração.


Mas de quando em quando, surge no nosso caminho uma pessoa, que o coração identifica como de especial, gerando uma empatia e dedicação imediata. Foi assim quando conheci e tive a oportunidade de estudar com a professora Nancy Gilgoff, que pela sua maneira de ensinar, trouxe àquela sala, a presença do Guruji. Limou-nos a maneira como respirávamos e como executávamos as posturas, retirando influências de outros métodos de Yoga, levando-nos para uma prática mais pura, simples e totalmente conectada com o que aprendeu desde 1973, com o Guruji.


Com os seus mais de 30 anos de prática, primou para que mantivéssemos uma respiração feita pelo nariz, com som semelhante ao do Ujjayi, em que o tempo e o ritmo da inspiração, fosse o tempo e o ritmo da expiração, sem retenções entre uma fase e a outra. Salientou a importância do som, audível, forte, intenso, capaz de produzir calor interno e circulação de energia, uma respiração forte não significa executada com tensão.


Existem vários livros e professores de Ashtanga Yoga, que apelidam a respiração utilizada na prática, como de Ujjayi Pranayama. Dando um exemplo pessoal, desde que me lembro de ter começado a praticar este Yoga, que oiço falar de Ujjayi e que leio livros onde descrevem a respiração no Ashtanga, por Ujjayi. Mas Nancy, enfatizou que o Ashtanga Yoga, de Shri K. Pattabhi Jois, não utiliza Ujjayi Pranayama, se assim fosse significava que a expiração seria 2x maior que a inspiração.


Reforçou esta ideia, afirmando que o Guruji nunca falou de Ujjayi mas sim, de " Free Breathing" ou apenas " Breathing with sound". Segundo Nancy, a respiração deve ser feita pelo nariz, com o som semelhante ao do Ujjayi, que advém da passagem de ar na parte de trás da garganta, sem paragens entre a fase de inspiração e expiração e com ritmos e quantidades iguais.


Nos artigos deste blog, foram utilizadas várias vezes a palavra Ujjayi como designação para o tipo de respiração que usamos na prática, as minhas desculpas e o meu obrigada, Nancy, pela paciência com que respondeu a estas dúvidas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ashtanga & Surf, dia 18 de Junho, sábado




No dia 18 de Junho, em parceria com a CARCAVELOS SURF SCHOOL (www.carcavelossurfschool.com), teremos o nosso primeiro evento que conjugará Yoga e Surf. Começaremos o dia como uma prática de Ashtanga Yoga e com uma aula de Surf, instruída pelos carismáticos professores Pedro Elias e Pedro Soares, ambos professores credenciados, que irão ensinar um conjunto de técnicas, que apresentam as bases deste desporto, que é tão rico em conexão com a natureza.


De acordo com o tamanho das ondas, estaremos na praia de Carcavelos ou na praia do Guincho, onde beneficiaremos de uma prática de Ashtanga, com direito a surya namaskar, posturas de pé e sentadas, meditação e relaxamento guiado, que irão preparar o nosso corpo e a nossa mente para a aula de Surf. Para lá da nossa sala, sem tecto, nem paredes e com directa vista mar, desfrutaremos de uma prática de Ashtanga ao ar livre.
Yoga e Surf não têm condicionantes de género, idade ou religião, se sempre quiseram experimentar uma aula de Surf, mas nunca o fizeram, esta é a vossa oportunidade, a Carcavelos Surf School providencia o material, as pranchas e os fatos, a aula será de iniciação, onde aprenderemos as bases: como estar no mar de forma segura, como remar, como apanhar uma onda e como nos colocar de pé. Tudo de uma forma simples, simpática e amplamente divertida, toda uma experiência de contacto com o mar e contacto connosco mesmos, verificando os nossos limites e aumentando a nossa zona de conforto.


Como este é um dia caracterizado pelo convívio, tragam os vossos filhos, familiares, amigos ou conhecidos. Os alunos que já sabem surfar, são também muito bem-vindos, participam na aula de Yoga e posteriormente numa surfada com a professora, colegas e amigos.




Inscrições até dia 12 de Junho, domingo
número mínimo de participantes, 15 pessoas
Aula de Ashtanga prevista para as 8.30h, duração de 1 hora.
Aula de Surf, prevista para as 9.30h, duração 1.30 hora.
Material - roupa confortável, fato de banho, tapete de Yoga e toalha de praia