terça-feira, 31 de agosto de 2010

Praticantes


Todos os dias, dezenas de pessoas encontram-se na sala de prática, estendem os tapetes lado a lado e descobrem nos primeiros movimentos se o corpo está rijo ou se está solto, se há algum ponto de desconforto, tensão ou dor, se a mente está agitada ou incrivelmente tranquila, se a alma já está desperta ou ainda adormecida pelo stress de um quotidiano citadino.

Uma sala cheia de praticantes, uma plena aula de Mysore Style, onde cada um está concentrado na sua prática, onde cada um faz a série de posturas no seu próprio ritmo respiratório, mantendo um Ujjayi audível. Dezenas de respirações juntam-se e produzem um som forte, coordenado, estável e profundo. Cada um se movimenta com a respiração, cada um se move para determinada postura, puras coreografias individuais que juntas, originam um espectáculo intenso, repleto de viagens internas.

Indivíduos que não se conhecem, praticam lado a lado, não sabem os nomes uns dos outros, mas se cruzarem os olhares, esboçam um sorriso de camaradagem, reconhecem e identificam-se como companheiros neste caminho espiritual que é o Yoga.

Sem comentários: