domingo, 15 de agosto de 2010

"Practice, practice... and all is coming"




As primeiras lições que aprendemos com o Yoga, é que esta filosofia se baseia na ideia de nos mantermos no momento presente, que o passado e o futuro nos podem limitar, de tal forma, que passamos a uma vida sem sentido. A única coisa que temos, é este mesmo instante e é um período de tempo com poderes extraordinários, mas para os activar, há que nos mantermos no já conhecido, "aqui e agora".

Se enquanto estamos em cima do tapete, vamos visitar as memórias do passado ou nos permitimos passear com a imaginação, para a construção de um futuro, falhamos a primeira aprendizagem que o tapete nos oferece, o estarmos presentes em cada respiração e em cada movimento. Esta noção do presente, implica uma maior concentração e em última instância, pretende que cheguemos a um estado de meditação.

A prática de Yoga, é o espelho da nossa vida e a nossa vida serve de medida para tomarmos consciência, do nível em que está a nossa prática, ambos andam de mãos dadas, ambos Yoga e Vida são semelhantes, se não mesmo iguais.

Na hora de subirmos ao tapete e de ali ficarmos, as duas horas de prática, encontramos e reencontramo-nos connosco mesmo. É como se conseguíssemos accionar um botão de pausa, onde tudo se torna mais lento, mais profundo e mais verdadeiro, onde as máscaras caem, onde sentimos a nossa alma. Para aproveitarmos isto, a mente precisa de estar focada. Focada no que fazemos e mesmo que os pensamentos continuem a teimar em aparecer, há que vê-los como meros pensamentos, sem nos identificarmos com nenhum, sem que estes nos consigam remover do tapete e levarem-nos para os mais diferentes palcos do passado e do futuro.

A vida já é suficiente complicada, nem sempre estamos felizes, nem sempre há harmonia, há leveza, estabilidade, é preciso que nos libertemos das amarras dos padrões de pensamento e de comportamento e com uma nova atitude, irmos aproveitando o nosso Yoga para fazermos, o exercício de nos mantermos no presente. De nos mantermos mais verdadeiros e mais coerentes. É tão fácil, andarmos presos nas recordações do passado, os bons e os maus momentos, todos aqueles retratos que correspondem a determinada emoção ou sentimento e por outro lado, deixarmo-nos ir, oh sonhadores, pelas construções mentais de um futuro mais positivo ou não, criarmos toda uma série de novos acontecimentos, ilusórios ou não. Mas quando estamos constantemente assim, perdemos o momento, perdemos o presente!

Não estamos a escrever, que o Yoga nos diz que não podemos relembrar o passado ou que não podemos nos imaginar no futuro, não, o que escrevemos, é que embora recordar ou projectar seja humano, não nos devemos identificar ou agarrar ao que já vivemos ou o que pretendemos viver, porque ambos nascem do presente e somos responsáveis, os únicos responsáveis pela condução da nossa vida. A cada instante temos a oportunidade de mudar a trajectória da nossa vida e muitas vezes o momento passa-nos despercebido, porque andamos a passear no nosso quadro mental, andamos a perder tempo com o que já foi vivido e com o que desejamos viver. Mas a vida é feita do agora, esta vida maravilhosa que cada um de nós têm, é feita de nos sentirmos presentes, conscientes e responsáveis.

E a famosa frase, " practice...practice... all is coming! ", que foi dita inúmeras vezes por este grande mestre e figura incontornável da história moderna do Yoga, Shri K. Pattabhi Jois, mostrava que o fundamental é estarmos aqui, é subirmos ao tapete como à vida e nos mantermos no momento, dando o nosso melhor, o resto, o resto naturalmente acontecerá.

* KPJAYI, em Mysore

Sem comentários: