terça-feira, 4 de maio de 2010
Como tudo funciona? IV
Outra das técnicas utilizadas na prática de Ashtanga Yoga são os Bandhas - significam fechos ou selos internos. Os Bandhas são normalmente descritos como contracções de grupos musculares que auxiliam a entrada, permanência e saída de cada postura e têm a função de dirigir a energia pelos 72.000 canais energéticos que existem no nosso corpo subtil. Executados com a respiração, posturas e drishis, dão-nos leveza e força e fomentam o calor interno, tão necessário para o processo de desintoxicação.
O Ashtanga salienta 3, o Mula Bandha, o fecho raíz, é a contracção dos músculos da região pélvica e do períneo; o Uddiyana Bandha, é o recolher da zona abaixo do umbigo (dois dedos abaixo) para dentro e para cima, é a contracção suave da zona abdominal inferior e o Jalandhara Bandha, trazer o queixo ligeiramente para baixo e para trás, aproximando-o do bordo interno das clavículas.
Estas contracções musculares e energéticas devem ser feitas de forma suave, gentil e são progressivamente apreendidas e interiorizadas. Sem a execução dos bandhas, não conseguimos beneficiar completamente dos efeitos das posturas ou da prática de Yoga, uma vez que eles ajudam a não perdermos a energia que é construída por esta, eles impedem a dispersão de energia e conduzem-na pelos centros energéticos (chakras). Não se esqueça que Yoga é mais que físico, o Yoga une todos os níveis do Ser Humano, o Yoga acredita que todos temos um corpo energético, que somos feitos de energia.
* Vera e Cláudia, Ashtanga Cascais
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário