sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Algumas dicas

 Em qualquer livro de Yoga, seja de Ashtanga ou de outro método, estão descritos os inúmeros benefícios desta arte. No entanto, para haver benefícios é preciso ser regular na prática. Aconselhamos aos nossos alunos pelo menos 3x por semana, embora a prática deva ser mantida 6x por semana. Pela persistência e dedicação, a prática de asana começa a semear as bases para a meditação.

As posturas tornam o corpo leve, flexível, tonificado, ágil e resistente. Nota-se  gradualmente, um aumento da capacidade respiratória, aumento da circulação sanguínea, melhorias nos sistemas em geral, como o esquelético, o digestivo, o imunitário. Por correspondência a mente fica mais calma, lúcida e atenta. O nível de concentração  e foco mental aumenta. 


Podemoso afirmar, por experiência, que os benefícios são intensificados  se tiver uma alimentação correcta e um sono estável. Não proclamamos nenhum tipo de alimentação específica, até porque não somos nutricionistas. Apenas aconselhamos  uma alimentação que vá privilegiar legumes, cereais integrais, frutas, leguminosas. Uma boa fonte de proteínas é importantíssimo. Quem é vegetariano, terá de tomar mais atenção à compensação que faz por não ingerir carne. Não se esqueça de evitar açucares e fritos. E  jogue com a variedade e pouca quantidade. Uma boa dica, é usar as suas mãos como medida. Junte-as como se estivesse a fazer uma taça e tem a medida do que deve ingerir numa refeição. Se tem por hábito comer entre as refeições, utilize uma só mão e a medida é essa. Evite encher-se de comida. 
Quanto ao sono, tente deitar-se sempre pela mesma hora e encontrar o número de horas que o seu corpo precisa para descansar. 

   

Sem comentários: