domingo, 20 de maio de 2012

Our Guru

Escrever sobre alguém é sempre especial. Escrever sobre alguém que marcou a nossa vida, é muito especial. Escrever sobre alguém que continua a marcar a nossa vida, é ainda mais especial.

Aqui no nosso Ocidente, a palavra Guru, tende a ser  pobremente interpretada. A ser definida de forma limitada e muitas vezes misturada com algum preconceito ou ignorância. Comparada àquele que governa uma qualquer seita, ou que controla um grupo de adoradores de um qualquer ideal.

Se atravessarmos fronteiras e chegarmos à Índia, esta palavra ganha outra semântica, significando um professor, um mestre, alguém que detém conhecimento prático e teórico, alguém que traz luz ao caminho dos aprendizes. Alguém que é digno de mérito e respeito.

O nosso Shri K. Pattabhi Jois é definido como um Guru, trabalhou arduamente, durante anos, na sua prática e no ensino do Ashtanga Yoga. Estudou, pesquisou, experimentou o nosso método de Yoga e difundindo-o pelo Mundo.

Quer sejamos praticantes de Ashtanga Yoga das gerações de  Pattabhi Jois,  ou das novas gerações de Sharath Jois (o seu neto) ou advindos de outras linhagens, de outros professores que aprenderam com  Jois e a sua família, todos devemos puro agradecimento à vida deste grande Mestre. Porque foi a sua vida e o seu legado que criaram o que hoje conhecemos por ASHTANGA YOGA.



SHRI K. PATTABHI JOIS ( Julho 1915-  Maio 2009).
Para saberem mais sobre a sua biografia, www.kpajyi.org
*foto retirado de arquivo pessoal, 2007, no KPAJYI. 





Sem comentários: