É fácil sermos arrebatados, deslumbrados, inspirados, motivados, basta lermos a biografia da vida de um excepcional Shri T. Krishnamacharya, ou de um grandioso Shri K. Pattabhi Jois, ou vermos um filme de uma das demos do nosso querido Sharath Jois, ou conhecermos pessoalmente um professor como o Rolf Naujokat, ou sentarmo-nos num "Coconut stand" e ficarmos a conversar com mais um praticante que nos conta a sua história de determinação e força de vontade, onde venceu um cancro com a ajuda comprovada da sua prática de Yoga. É fácil ficarmos impávidos depois de circularmos numa comunidade crescente de pessoas que por meio da prática, tentam chegar a uma conduta de vida mais positiva, equilibrada e feliz.
A nossa lista de Ashtanga Yoga Super Heros cresce, vai de um conjunto de professores marcantes, Yoguis notáveis, a colegas e amigos praticantes. E muitas vezes esta lista de super heróis é acrescida por um conjunto de pessoas "normais", verdadeiros Clark Kents, pessoas com um trabalho normal, com responsabilidades, deveres, obrigações e que apesar de uma suposta caracterização de normalidade, são super heróis que instigam tanto ou mais que os outros.
Para mim este conjunto de extraordinários, são as pessoas que entram por esta porta, são pessoas que há uns meses, há uns anos, não chegavam sequer com as mãos ao chão quando faziam uma flexão à frente, ou que mal conseguiam respirar de forma ritmada, prolongada, consciente, ou que se afirmam com pouca ou nenhuma capacidade de concentração.
Mas pela sua determinação, dedicação, prática a prática, dia a dia, mês atrás de mês, ano após ano, vêm a integrar a minha colecção de inspirações.
*fotos retiradas de www.yogabones.org e www.ashtanga.dk
Sem comentários:
Enviar um comentário