quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"Nunca desistir"










Passando os olhos pelo seu caminho profissional e pelo rol de prémios que alcançou, rápido se percebe que o que lhe dita os passos não é só um sonho, mas a perseverança, dedicação e disciplina. Tem como lema "nunca desistir", premissa que a motivou a obter 15 anos de experiências, de campeonatos, de vitórias, de viagens e de conhecimentos adquiridos por acreditar no que faz. Catarina Sousa, é uma atleta reconhecida no bodyboard nacional e internacional e com certeza ficará na história deste desporto.


Quando é que começaste a praticar bodyboard e como foi o teu percurso até decidires que querias competir?
Comecei a praticar no 1º encontro feminino de Bodyboard em 1993, em Carcavelos promovido pela Dora Gomes. Já queria fazer bodyboard há imensos anos, mas não podia porque os meus pais achavam que era um desporto masculino e com muito mau ambiente. Comecei a competir 1 ano depois, pois já queria há muito tempo.
Tens sido uma atleta importantíssima para o bodyboard português, no teu currículum tens uma colecção de vitórias nacionais e internacionais, depois de tantos prémios alcançados, como te sentes como TOP 4 Mundial em 2010?
O facto de estar no topo das melhores do mundo e os títulos conseguidos são fruto do meu esforço e dedicação ao longo de 15 anos. Durante estes anos escolhi estudar Educação Física e Desporto para aprender a ser uma atleta, acabei por apenas sair de casa dos pais aos 30 anos para ter dinheiro para fazer o Circuito Mundial e onde ao 33 anos ainda aposto tudo naquilo que gosto de fazer.
Com esta soma de prémios, consegues distinguir um, que te foi particularmente memorável?
Sem dúvida que sim. O 1º foi quando consegui o titulo de Campeã da Europa em 1998, mas o mais marcante foi quando consegui ganhar uma etapa do Circuito Mundial em Sintra. Sempre foi o meu sonho desde que comecei a competir. Este campeonato existe desde 1994 e desde esse ano até aos dias de hoje nunca falhei nenhum. Mas só em 2009 consegui vencer finalmente em casa. Ainda hoje não tenho palavras para descrever o que sinto!
Mas uma campeã, não vive só de vitórias, como digeres as contrariedades da competição?
Ganhar só ganha 1 e raramente é sempre a mesma. Por isso é como em tudo na vida há que aprender a viver com as derrotas. Sempre olhei para uma derrota como uma vontade de treinar e me dedicar ainda mais.
Em que consiste a tua preparação para os campeonatos?
Hoje em dia os meus treinos passam por estar muitas horas na água, cerca de 2h/3h dia no Inverno e 4h/5h no Verão. O yoga passou também a fazer parte desse treino, assim como a meditação. No inicio da época faço sempre preparação física, passando pela corrida e exercícios localizados.
Que papel e que importância tem a prática de Ashtanga Yoga na tua vida e nas tuas competições?
Desde as primeiras sessões apercebi-me que o Yoga me auxiliou e auxilia muito na competição. O trabalho de força e flexibilidade, associado à respiração é muito útil e uso isso em competição e até mesmo no meu dia-a-dia. Tudo está na nossa mente e é preciso aprender a saber controlá-la.
Catarina já andas com a prancha de bodyboard debaixo de um braço e um tapete de Yoga debaixo do outro, ou a tua dedicação estará sempre incondicionalmente para o teu desporto, o bodyboard?
Sinceramente nunca sei o dia de amanhã.
A verdade é que o Bodyboard já faz parte da minha vida há 15 anos e tenho ainda mais projectos para que possa fazer parte durante muito mais tempo. O Yoga é cada vez mais importante não só para a competição, mas também para o meu bem estar físico e psíquico, possivelmente continuarei a praticar ambos por muitos mais anos.

Esta mulher de estatura pequena tem a alma de gigante, é campeã, atleta, treinadora, professora, uma verdadeira impulsionadora do bodyboard em Portugal, comprova que com dedicação e trabalho tudo se consegue. E que o sonho é apenas uma semente para o sucesso, que é necessário força de vontade, espírito de sacrifício e humildade.

Sem comentários: